segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Dirigentes políticos do PT estão confiantes de que vencerão as eleições em Feira e Salvador

Têm muita gente entusiasmada circulando nos comitês do PT, especialmente os candidatos a prefeitos de Feira de Santana, Sérgio Carneiro (PT) e em Salvador Walter Pinheiro (PT). Os próprios peemedebistas reconheceram que durante a última sondagem feita ontem sobre a posição dos candidatos no ranking eleitoral na capital baiana, o candidato petista cresceu um ponto.
Outro fato que está causando grande exaltação de ânimos entre os petistas é que segundo observações feitas durante uma rápida visita realizada ontem em Feira de Santana, pelo ex-presidente estadual do PT, Marcelino Galo, e o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Valmir Assunção, ambos disseram estarem convencidos de que o candidato do partido a prefeito, Sérgio Carneiro, chega ao segundo turno e vence a eleição para o democrata Tarcízio Pimenta.

Texto: Sérgio Jones.
http://www.jornalfeirahoje.com.br/

Opnião: Não há dúvidas de que as pesquisas e as sondagens eleitorais são de fundamental importância para que o candidato saiba qual o nível de aceitação dos seus projetos de campanha pelo eleitorado. Para o eleitores indecisos as pesquisas podem funcionar como uma forma de optar pelo candidato que está mais a frente na "corrida eleitoral", porém o mais aconselhável para esse tipo de eleitor é analisar com cautela o histórico dos candidatos e comparar os planos de governo de cada um para que o voto possa ser o mais consciente possível e não um voto guiado pelo censo comum.

Por: Barreto Júnior.

IBOPE. Fala sério!













Um dos mais renomados institutos de pesquisas das américas, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística - IBOPE, teve sua idoneidade colocada a prova pelo ministro da Integração Social, Gedel Vieira Lima, ao divulgar resultados de pesquisa eleitoral realizada para avaliar como andam as preferências do eleitorado da capital do estado - Salvador. A queixa do ministro é que os dados circularam antes mesmo de serem aplicados os metódos de pesquisa, utilizados para levantar tais números.

O protesto do bahiano reverbera com a insatisfação do candidato a prefeitura do Rio, o deputado federal Fernando Gabeira (PV), que lançou suspeição sobre pesquisas do Ibope. Ele disse:
- Nossos advogados estão acompanhando o trabalho do Ibope desde que descobrimos que o instituto é contratado pelo PMDB para fazer pesquisas diárias. Os levantamentos apresentados tendem a trabalhar na margem de erro para criar uma situação, enfraquecer minha candidatura e fortalecer o Crivella. É como criar uma espécie de bicho-papão Crivella contra o salvador, que seria o PMDB. O Ibope está usando sua sede de Salvador como fachada para essas operações.



Opinião: (Vilmário Júnior)



- Pow meu rei, fica até difícil continuar, né...?! Poder ser uma outra hora naum? Deixe pra depois na moral!



Para nós, simples baianos, que acostumados com a política imperialista e de certa forma internalizada nos âmagos da comunidade controlada, oriundos do reino da praia e do sol. Onde uma rede nos remete ao aconchego e pensar é uma coisa a ser seriamente pensada. Fico triste por termos tais características como pontos fortes em nosso esterótipo. Um bom baiano bem que poderia nos representar, nesta cena cinematográfica, era o capitão Nascimento: "Não vai subir ninguém, não vai subir ninguém!". Se o voto fosse a arma de findar bandidões, eu o empunharia e miraria com precisão, para quem, sabe para quem? Dia 05 de outubro darei um tiro certo, não para matar, mas sim como aqueles brinquedinhos de parque de diversão, que tem como objetivo: - Mate o ursinho e o leve pra casa!


Falando sério, sem trocadilhos ou devaneios poéticos. Salvador pode até servir como o QG intinerante (Quartel General) do IBOPE. Mas achar que nossa gente é boba! Stop aê Gabeira, para um pouco Geddel. Eu vou continuar acreditando no Ibope, e sabe de uma? eu é que não vou dar IBOPE pra você!















Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/


Por: Vilmário Júnior
DRT/BA 5540

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Programa de rádio encomenda pesquisa sobre a sucessão municipal em Feira

O Instituto Compet Consultoria, Marketing, Pesquisas e Treinamentos solicitou ao juiz da 154ª Zona Eleitoral, o registro de pesquisa sobre a sucessão municipal em Feira de Santana. O levantamento foi encomendado pelo programa Rádio Repórter, da Rádio Subaé, que é produzido e apresentado pelo radialista Renato Ribeiro.

A equipe de campo do Instituto Compet está ouvindo 400 eleitores e o resultado da pesquisa deve ser divulgado na próxima semana. As entrevistas estão sendo feitas em 44 bairros e nos oito distritos da cidade e a margem de erro será de aproximadamente 5% para mais ou para menos.

A empresa contratada para realizar a pesquisa é sediada em Salvador, na Rua Francisco Gonçalves, Edifício Reitor Miguel Calmon e tem como diretor responsável Denivaldo Fernandes de Oliveira, especialista em Pesquisas de Mercado e Opinião Pública.

www.fsonline.com.br
Por: Barreto Júnior.

Sérgio e Colbert brigam pelo apoio de Lula


O apoio do presidente Lula está sendo disputado a “tapa” por candidatos que apóiam o Palácio do Planalto. Em todo o país os pretendentes à cadeira de prefeito ou vereador se apresentam como candidato presidencial. Em Feira de Santana, o deputado Sérgio Carneiro do (PT) conseguiu uma gravação onde o presidente pede voto para ele.A reação do deputado Colbert Martins candidato do (PMDB), foi imediata. Além de exigir que o presidente gravasse para o seu programa eleitoral pedindo voto, Colbert acusou o candidato petista de não cumprir acordo.
O acordo definido e aceito por partidos da base governista, era que o presidente não subiria em palanque e não pediria voto em cidade onde estivesse em disputa dois candidatos da base governista. “Isso para não favorecer a ninguém”, disse uma fonte ligada ao deputado Colbert Martins. Pois é, enquanto Lula estiver com a popularidade em alta, será admirado e cortejado. Coisas da política.

Por: Joilton Freitas

Pinheiro Pode! Somente o PT pode usar imagem de LULA


O candidato do PT à Prefeitura de Salvador, Walter Pinheiro, conseguiu, na Justiça, a exclusividade da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vinha sendo utilizada pela coligação do candidato à reeleição do PMDB, o prefeito João Henrique Carneiro. Por cinco votos a um, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu, numa sessão que se estendeu até as 22 horas desta quarta-feira, pela obediência ao artigo 54 da Lei 9.504/97, que proíbe a participação de filiados de partido, que tenha candidato, em programa de rádio e televisão de coligação adversária.

Com a decisão, a partir desta quinta a coligação a Força do Brasil em Salvador fica proibida de explorar a imagem do presidente nos programas veiculados no horário eleitoral gratuito e nas inserções em rádio e televisão. O descumprimento da decisão, que cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderá implicar crime de desobediência, com a retirada do programa da coligação do ar.

O advogado do PT, Vandilson Costa, considerou uma vitória jurídica o entendimento do pleno do TRE, que reforçou o dispositivo que impede, no caso, o uso da imagem e da voz do presidente Lula na campanha do PMDB. Motivos não faltam para comemorar, já que, desde o início da campanha eleitoral, o PT tenta obter a exclusividade da imagem do presidente e só agora, faltando dez dias para as eleições e a veiculação dos três últimos programas no rádio e na televisão, é que a Justiça dá decisão favorável.

O advogado da coligação liderada pelo PMDB, Manuel Nunes, disse que a campanha vai recorrer ao TSE e ressaltou que o objeto da ação foi apenas uma fotografia em que aparece Lula, João Henrique e o ministro Geddel Viera Lima (Integração Nacional). “Infelizmente o Tribunal divergiu de jurisprudência do TSE e de outros tribunais que interpreta ser proibido apenas aparição em manifestação de apoio”, disse Nunes.

O presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, garantiu que a campanha cumprirá decisão judicial, mas poderá ter repercussão política na aliança com o governo e no Legislativo. Para Lúcio, a postura do PT é típica de “aloprados desesperados com o crescimento de João”. Ele observou que a atitude do PT cria insatisfação na base de deputados estaduais do PMDB, principal aliado do governador Jaques Wagner. “O governo pode pagar um preço pelo comportamento do seu partido”.


Por: Vilmário Júnior
DTR/BA 5540






TSE NÃO JULGOU MAIS DE 1,5 MIL REGISTROS DE CANDIDATURAS

Até o momento, faltando poucos dias para as eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou cerca de 1,5 mil dos 3,3 mil recursos relacionados a registros de candidatura que chegaram à Corte. Estão sendo analisados recursos de candidatos, do Ministério Público e de opositores dos registros. Devido ao número expressivo de impugnações e contestações judiciais, desde o início do mês o tribunal decidiu fazer sessões extraordinárias para julgar os processos. O calendário eleitoral previa que o TSE tinha até ontem (25) para publicar as decisões sobre registros de candidatos. No entanto, as ações que ainda estão em trâmite seguirão o seu rito normal e não comprometerão nenhuma etapa do processo eleitoral, informa o TSE.

www.bahianoticias.com.br
Por: Barreto Jr.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Popularidade de Lula fez com que Carneiro subisse 6% no Ibope

O fenômeno Lula, que está no ápice de sua popularidade, é o maior responsável pelo impulso de 6.0 pontos percentuais para o candidato do PT em Feira, Sérgio Carneiro, segundo os números divulgados pelas duas pesquisas do Ibope encomendadas pela Rede Bahia, através da TV. Subaé.
Os novos números divulgados nesta segunda-feira pelo programa de jornalismo da TV. Subaé são os seguintes: Tarcízio Pimenta 49%, Sergio Carneiro 22%, Colbert 12% e José Almeri 3%.
Na pesquisa anterior Sérgio obteve 16%, Tarcízio 50% , Colbert 12% e Almeri 2%.

Opinião (Vilmário Júnior): Quem diria hien?. Malhado e criticado por todos, este nordestino "cabra da peste", de fala característica e de comportamento singular, agora tem a sua imagem veinculada por muitos. Amigos e inimigos. Desde ao lado do seu candidato correligionário, Sérgio Carneiro (PT), aparece em uma gravação editada e cheia de cortes, no programa do candidato de um partido da base aliada, Colbert Martins (PMDB) e até apareceu, isso mesmo! ele apareceu - ou seja, se utilizaram da imagem do presidente para acompanhar esta nova tendência.
É amigos o "lulismo" está em alta. Em tempos de corrida ao poder, veinculam exaustivamente a sua imagem. Confira esta popularidade também no progama eleitoral do candidato Tarzisio Pimenta (DEM).

http://www.blogdafeira.com.br/
por: Vilmário Júnior
DRT/BA 5540

sábado, 20 de setembro de 2008

Big Brother no Centro comercial de Feira

O Governador Jaques Wagner visitou Feira de Santana nesta quinta-feira (18) para inauguração das câmaras eletrônicas de vigilância instaladas no centro comercial. Fruto da parceria entre as secretarias de Ciências, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Segurança Pública (SSP), foram implantadas 11 câmaras eletrônicas de vigilância com central de monitoramento, no Centro e nas principais vias da cidade.
As câmaras serão atreladas ao policiamento ostensivo, a pé e motorizado. Com a finalidade de agilizar o atendimento, a comunidade poderá entrar em contato com a equipe policial a partir de telefone móvel ainda não disponibilizado.
De acordo com informações do site da Agecom da Bahia, na implantação das câmeras o governo investiu R$ 140 mil. O governador anunciou ainda a instalação de mais cinco câmeras móveis via rádio, que poderão ser deslocadas para segurança de grandes eventos na cidade. O investimento é de R$ 67 mil.

NOVAS VIATURAS: Foram entregues ao 1º Batalhão de Feira de Santana oito veículos tipo Paraty e dois modelos Blazer. A aquisição custou mais de R$ 592 mi. Para a polícia civil foram entregues apenas duas viaturas.

selecionado por:
Por: Vilmário Júnior
DRT/BA 5540
www.blogdafeira.com.br

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Vitória de Tarcízio será no primeiro turno, diz IBOPE.

A Tv Subaé divulgou no último sábado (13) uma pesquisa de intenção de voto feita pelo IBOPE. A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 12 deste mês. O instituto ouviu 412 pessoas e procurou saber em quem elas votariam em prefeito se a eleição fosse hoje. O candidato Tarcízio Pimenta do (DEM), aparece em primeiro lugar com 50% das intenções de voto, Sérgio Carneiro do (PT) tem 16%, Colbert Martins (PMDB) desponta com 12% e professor Almerin do (PSDB) ficou com1%.
Se a eleição fosse hoje, o candidato Tarcizio Pimenta ganharia já no primeiro, isso porque ele tem 21% a mais que a soma de todos os candidatos juntos. O número de brancos/nulos e indecisos somam 11%.

Por: Joilton Freitas

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Eles pensam o que sobre nós?


Com a campanha política em pleno vigor, podemos facilmente percerber o quanto de dinheiro é investido numa caminhada ao paço municipal. Faltando 20 dias para a votação, o que nós notamos é o quanto se investe - o que eles têm tão pouco. Parece que dinheiro não é realmente o problema dos prefeituráveis, de cara nova a prefeitura de Feira é a protagonista desta disputa, o ponto alto desta corrida. Em tons amarelos, o paço municipal reluz ouro. O tesouro público que tanto disperta atenção dos piratas de gravatas que aos olhos de muitos são apenas guardiões do érario público.


Confira a declaração de bens dos candidatos a prefeito de Feira


O TSE (http://www.tse.gov.br/), Tribunal Superior Eleitoral, disponibilizou a lista com os dados de todos os candidatos às eleições em Feira de Santana. Além dos quatro candidatos a prefeito, são 300 nomes disputando uma vaga na Câmara Municipal, pouco menos que os 307 das eleições de 2004.


Entre os candidatos a prefeito, Tarcízio Pimenta, do DEM, declarou maior valor de bens. O deputado diz ter um patrimônio de R$ 518.341,58. Seu vice, Paulo Aquino, declarou ter pouco mais de 2 milhões em patrimônio.


Colbert Martins, do PMDB, declarou R$ 357.866,19 em recursos, bem menos que os 5 milhões declarados pelo vice dele, o empresário Wilson Pereira.


O terceiro maior patrimônio é de Sérgio Carneiro, do PT: R$ 267.422,60. José Almeri Bastos, do PSDB, declarou R$ 52.000,00. A maior parte dos recursos dos candidatos vem de imóveis.
Por: Vilmário Júnior
DRT/BA 5540

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Tv Subaé vai divulgar pesquisa do Ibope sobre eleição de Feira

Pode ir ao ar a qualquer momento uma pesquisa feita pelo Ibope para averiguar a tendência eleitoral em Feira de Santana. Encomendada pela Rede Bahia, a pesquisa será divulgada em primeira mão pela Tv Subaé.

Essa deverá ser a primeira pesquisa realmente séria e válida na política de Feira nos últimos anos. Embora com cerca de 300 mil eleitores, e quase 600 mil habitantes, a utilização de pesquisas em Feira de Santana é muito pouca, inclusive em outros setores, como comércio, indústria e prestação de serviços.

Por: Vilmário Júnior
DRT/BA 5540